terça-feira, 31 de maio de 2016

APROXIMADAMENTE 46% DOS DIABÉTICOS TIPO 2 NÃO TÊM CONHECIMENTO QUE CARREGAM ESSE “ICEBERG” EM SEU CORPO, POIS QUANDO SENTIMOS OS SINTOMAS DESSA DOENÇA, AS COMPLICAÇÕES JÁ COMEÇARAM APARECER, JUNTAMENTE COM A OBESIDADE INTRA- ABDOMINAL, HIPERTENSÃO ARTERIAL E À HIPERCOLESTEROLEMIA ENTRE OUTRAS DESCOMPENSAÇÕES. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.




A diabetes mellitus tipo II, é uma das principais causas de morte prematura, doença cardíaca coronariana (DCC), acidente vascular cerebral, doença renal e cegueira. A maioria das pessoas que têm diabetes tipo II estão acima do peso. A diabetes Tipo II é o tipo mais comum de diabetes. A história familiar e os genes desempenham um grande papel na diabetes tipo II. Outros fatores de risco incluem um baixo nível de atividade física, a má alimentação e o excesso de peso principalmente em torno da cintura, mas a gordura pode estar presente em outras áreas do organismo humano. Cerca de 80% das pessoas com diabetes tipo II estão acima do peso ou obesas. Não está claro por que as pessoas que estão com sobrepeso são mais propensas a desenvolver esta doença. 




Pode ser que o excesso de peso faça com que as células, tornam-se resistentes ao hormônio insulina. A insulina transporta o açúcar do sangue para as células, em que é utilizado para produzir energia. Quando uma pessoa é resistente à insulina, o açúcar no sangue não é absorvido pelas células, resultando em açúcar elevado no sangue. Além disso, as células que produzem insulina podem ser comprometidas pelo excesso funcional, levando à exaustão. Como o Diabetes mellitus tipo II está intimamente ligado à obesidade, a perda de peso pode ajudar a prevenir ou retardar o aparecimento da diabetes. Se você tem diabetes tipo II e perder peso, se tornar mais fisicamente ativo pode ajudar a controlar seus níveis de açúcar no sangue e prevenir ou retardar problemas de saúde tipo diabetes tipo II. Doenças que acompanham o diabetes mellitus tipo II devem ser prevenidas nos seus primeiros sintomas.

O que é pressão alta?



Cada vez que seu coração bate, ele bombeia o sangue através de suas artérias para o resto do seu corpo. A pressão arterial é quão difícil seu sangue empurra contra as paredes de suas artérias. A pressão arterial elevada (hipertensão) normalmente não tem sintomas, mas pode causar problemas graves, como doença cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. A pressão sanguínea de 120/80 mm Hg (muitas vezes referida como "120 por 80") é considerada normal. Se o número de topo (pressão arterial sistólica) é sempre 140 ou superior e o número inferior (pressão arterial diastólica) é 90 ou superior você é considerado como tendo pressão arterial elevada.



Como é a pressão arterial elevada associada ao excesso de peso?

A pressão arterial elevada está associada ao excesso de peso e à obesidade de várias maneiras. Ter um índice corporal elevado pode aumentar a pressão arterial porque o seu coração precisa bombear mais para fornecer sangue para toda a economia orgânica. O excesso de gordura pode também danificar os rins, que ajudam a regular a pressão arterial. Com a perda de peso você vai chegar perto da faixa de IMC normal e promove uma menor pressão arterial. Outras mudanças como, parar de fumar, reduzir o sal e fazer atividade física regular. No entanto, se as mudanças de estilo de vida não são suficientes, o médico pode prescrever medicamentos para baixar a pressão arterial, até que os outros parâmetros tratados concomitantemente se regulem. 



A doença cardíaca é um termo usado para descrever vários problemas que podem afetar o seu coração. O tipo mais comum de problema acontece quando um vaso sanguíneo que leva sangue para o coração torna-se estreito. Isto pode comprometer o coração de obter todo o sangue que ele precisa. Outros problemas podem afetar a forma como o coração bombeia o sangue. Se você tiver uma doença cardíaca, você pode sofrer de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, morte súbita cardíaca, angina (dor no peito) ou ritmo cardíaco anormal. A doença cardíaca é a causa principal de morte por doenças. Todas essas complicações estão interligadas ao diabetes mellitus, principalmente ao diabetes tipo II.





Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino

CRM 20611



Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


COMO SABER MAIS:
1. Proteínas da matriz são grandes moléculas fortemente ligadas para formar extensas redes de fibras insolúveis. Estas fibras podem mesmo exceder o tamanho das próprias células. As proteínas são de dois tipos gerais, estrutural e adesiva...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. As proteínas estruturais, colágeno e elastina, proteínas de matriz são os dominantes. Pelo menos 10 diferentes tipos de colágeno estão presentes em vários tecidos...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. A mais comum, o colágeno do tipo I, é a proteína mais abundante em animais vertebrados, representando cerca de 25% da proteína total do corpo. Os vários tipos de colágeno partilham características estruturais, todos sendo compostos por três cadeias de polipeptídios entrelaçados...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Ronald B. Goldberg, MD, Instituto de Pesquisa de Diabetes; Trevor J. Orchard, MD, M. Med. Sci, Graduate School of Public Health.; e do Escritório de Prevenção, Educação e Controle, National Heart, Lung, and Blood Institute, National Institutes of Health.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br
www.obesidadeinfoco.com.br
www.tireoidismo.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=17